sábado, 30 de outubro de 2010

Back to Europe. Or back to where you once belonged.

Finalmente, meus queridos. Passados 4 meses desde que voltei da Europa, hora de abrir minha caixa de viagens com evidências européias e encarar tudo que essa viagem deliciosa significou em minha vida.

Florence and the Machine, Paolo Nutini e Beatles de trilha sonora, vinho rosé de Saint Tropez e raminhos secos de lavanda de Provance dão sabor e aroma de fresh memories. Cartões postais, fotos, anotações e  lembranças em forma de miniaturas me resgatam pra um Continente do lado de lá. 

Bem vindos à viagem que me despertou o apego. Sim, o apego: Voltar à minha infância de Cardiff. Ouvir o Paul McCartney "whispering words of wisdom" em forma de voz e acordes em Dublin. Perceber que o dizer "happiness is only fulfilled when shared" nunca fez tanto sentido até o que senti em Paris. Saborear o charme pacato, interiorano, provençal da região das lavandas no Sul da França. Chegar na Espanha com a mesma sensação "feels like home" que senti quando pisei em Madrid aos 10 de idade após 2 anos de País de Gales e com saudades absoluta do calor, gingado e tempero brasileiro.

Não senti, por um segundo, sentimentos de poder, liberdade, independência que me abriram mente e o coração ao desapego de outrora. Ao contrário. Me senti deliciosamente vulnerável, apaixonada, conectada. À minha família, aos meus amigos, ao amor, à minha rotina, à minha casa, às minhas paixões mais brasileiras e caseiras. 

Demorei pra voltar à Europa em forma de memórias e relatos através desse blog por demorar a entender o que a viagem me despertou. E só agora enxerguei tudo isso. Sentada no meu tapete da Bahia, tomando meu vinho de Saint Tropez na taça de cristal da minha avó que paquero na cristaleira desde menina. Olhando meus CDs do Chico e Bossa Nova. Minhas almofadas, caixas e quadrinhos de chita. Meus temperos e utensílios de cozinha que me renderam tantas sessões gourmet deliciosas com casa cheia. Meus livros, mapas, guias, memórias em forma de objeto que trago das minhas viagens e andanças. Cada centímetro desses 30 m2 carregado de memória afetiva torna esse aconchegante apartamento meu lar, meu conforto, meu refúgio.

Good to be home. Good to be back home. For good. ;)

3 comentários:

  1. Lili, que linda! Vc escreve muito bem, amiga. Não deixe de escrever.

    Somente amantes de viagens sabem o tamanho do impacto de cada uma em nossas vidas e é observando o "eco" que depois de meses ainda está lá atraves de fotos, objetos, amigos distantes e memórias que podemos vivenciar a experiencia por completo.

    Adoro vc!
    Jai Gurudev.

    Bjs Kaká Simurro

    ResponderExcluir
  2. Ka, obrigada pelos elogios, amiga! Acompanhei o seu blog de San Diego e adorava suas historias divertidas e seu humor sarcástico delicioso!

    De acordo, Ka. Aos viajantes, restam lembranças deliciosas das mais diversas formas. E retomar meus dias Europa está sendo a experiencia perfeita pra nao deixar essa viagem pra tras.

    bjao amiga!

    ResponderExcluir
  3. I loved it...just the way you are! That's you speaking from your soul.

    Maju

    ResponderExcluir