domingo, 2 de outubro de 2011

Sobre vietnamitas, vietcongs e americanos


A Guerra do Vietna (por aqui chamada "American War") é so o episodio final de um milenio de luta armada do País contra o dominio chines, o imperio Khmer e a colonia francesa.  Se, por um lado, a Historia nao previa um Vietna dividido entre Norte e Sul por ideais comunistas e devaneios ditatoriais capitalistas, o resto da Humanidade se choca ao assistir ao vivo e a cores o limite da maldade humana com o ingresso de um terceiro elemento nessa guerra, que de fria nao teve nada, chamado America. 

Ao Sul, o lider catolico Ngo Diem se ve ameacado a perder as eleicoes para o Norte Comunista e com um golpe militar comeca a ofensiva contra o inimigo. Ao Norte, o movimento comunista ganha forca sob lideranca do "pai do povo", Ho Chi Min, e aqueles que viriam a ser chamados de vietcongs. E os Estados Unidos, quem convidou? Bem... Em epoca de Guerra Fria e sob a afronta de uma vitoria comunista puxar outros países com ideais sovieticos, os Estados Unidos passam a apoiar os desvarios do ditador Ngo Diem e a munir seu exercito com poder de fogo, dinheiro e, finalmente, com a participacao ativa do exercito americano. E assim, Ngo Diem abre as portas do Vietna àquele que derrubaria ainda mais sangue num País com passado ja sangrento. Hello, Uncle Sam.

Dentre uma serie de fatos historicos que daria um livro, as decadas seguintes marcam uma sequencia de ataques mutuos entre Norte e Sul e participacao cada vez mais ativa dos Estados Unidos na Guerra (em dado momento, o ditador do comeco da historia é derrubado - vulgo morto - pelos Estados Unidos e pelo seu proprio exercito de civis/militares insatisfeitos). Os vietcongs impressionam pela engenharia de guerra, recursos escassos e envolvimento/disfarce civil (soldado vira campones, campones vira soldado. Sem distincao de uniforme, status, idade ou sexo, uma nacao inteira - civis e militares - vai a guerra e quando necessario, se infitram no territorio inimigo sem serem notados). E assim esta armada a guerra.

Contrariando qualquer codigo de guerra que poderia existir, os Estados Unidos agravam as consequencias de uma guerra convencional com a utilizacao do nada convencional agente laranja. 83 milhoes de litros de herbicidas derramados sobre a mata vietnamita com objetivo de desfolhar a selva tornando o inimigo visivel para atilharia aerea, atingir o plantio fonte de alimento dos vietcongs e ora... eliminar de vez o inimigo, fosse ele civil ou militar. Ecocidio e carneficina sao palavras brandas para definir tamanha destruicao. Entre vencedores e vencidos, aproximadamente 4 milhoes de vietnamitas de ambos lados foram mortos (dos quais, estima-se, 2 milhoes eram civis), solamente 50 mil soldados americanos e quase 5 milhoes de cidadaos expostos ao agente laranja com consequencias que se estendem ate a terceira geracao dos atingidos.

Mais do que a visita ao Cu Chi Tunnels e o entendimento de como um exercito pequeno e sem poder bélico lutou de igual para igual contra o gigante exercito americano... Mais do que a parada desconcertante no War Remants Museum e as imagens que ilustram ate onde chega a loucura e atrocidade humana em cenario de guerra... O simples pisar no País é dessas experiencias que, de cara, muda sua historia. E mudou a minha.

O Vietna nao me foi brando. De largada, tive problemas na fronteira Laos-Vietna e periguei ter que voltar todo o caminho percorrido para regularizar meu visto (entendam por caminho percorrido as 10hs viajadas ao som de karaoke tailandes num onibus com ar condicionado quebrado e bateria de ipod arriada). Apos 4 horas na fronteira com oficiais vietnamitas com cara de mau, consegui entrar no País. E eis que vem Ho Chi Min e suas 5 milhoes de motocicleta, leva minha camera e me deixa um roxo do tamanho de um palmo aberto no pulso. Sim, questoes um tanto pequenas perto do passado sofrido e realidade dura do País. Mas suficientemente pessoais a ponto de lembrar que a violencia no País tem causa e consequencia.

Sem otimismo dessa vez. Saio do País mais forte, mais dura, mais preparada. Na falta da esperanca de sempre, fecho com John Lennon e suas palavras de paz com aquela que viraria hino anti-guerra Vietna.

Um comentário:

  1. Lili...é sempre um post mais show que o outro !
    Será que seu próximo trampo vai ser rodar o mundo escrevendo artigos ?! Viso embarcar nessa ctg, fácil !

    ResponderExcluir