terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ilha mais que bela

Depois de anos de intensivo eventos de aniversário, a idéia era  uma comemoração prévia dos meus 26 anos no melhor estilo "on the road", regado a champagne, na cidade maravilhosa, com amigas tão apaixonadas quanto eu por uma rota de fuga rumo praia.  Sem Rio de Janeiro, sem champagne, sem fim de semana meninas. No lugar, planos de última hora me levaram de Riviera à balsa São Sebastião - Ilhabela às 23h30 do último sábado na companhia perfeita de uma amiga de outras trips da vida (passadas e por vir). Num intensivo estrada ao som da coletânea completa de Chico Buarque, vivemos 18 horas de meu novo paraíso predileto: Ilhabela.

A noite começou no Estaleiro bar. O bar tem estilo, público e música de qualidade como há tempos não encontro no litoral paulista (exclui-se da lista o excelente Blues on the Rocks de Ubatuba, numa versão mais rock do Estaleiro).

E a noite virou dia na Praia da Feiticeira. De uma noite clara, o sol nasceu enquanto alguns dormiam e outros falavam de música, cultura e viagem. E tinha um moço do chapéu. E por que esquecemos o violão no carro mesmo? Que noite feliz e digna de encarar "curvas sinuosas" e uma balsa de dar sono na madrugada litorânea.

Dia seguinte, hora de explorar a vila e tomar um último sorvete. E que vilarejo charmoso. Novo e velho se misturam: de um lado a arquitetura do século 19 e riqueza cultural de um povo bairrista. Do outro, o melhor da vida contemporânea: achados gastronômicos,  forte movimento cultural e um comércio aquecido por lojas, cafés e livrarias. Conversamos com moradores completamente apaixonados pela Ilha: nativos, gringos, paulistanos que trocaram a vida urbana por um lifestyle mais provinciano. Sim, a ilha tem um bairrismo absoluto. Apesar do turismo, há um esforço geral em manter viva  a essência da Ilha. Não mergulhamos, não exploramos a Bonete do lado de lá do mar, não vimos o pôr do sol. E salve a pousada de 80 reais/ casal pra explorarmos a Ilha com a calma que ela merece. 

Encerro com um curta sobre a preservação da essência caiçara na Ilha, produzido pela minha amiga querida e grande responsável por termos colocado os pés ali nesse fim de semana. E salve a Ilha mais que bela!

4 comentários:

  1. aaaaaahhhhhhh!!!! q coisa lindaaa!!!! amei ter virado a chavinha mesmo tendo passado o fds na selva de pedra! seus textos sempre uma delicia!

    ResponderExcluir
  2. Li, que energia boa você ganhou neste fds, seus 26 aninhos chegando...bjs

    ResponderExcluir
  3. Lu, marcamos mais ilha em breve, muito em breve...! Valeu por nos despertar pra Ilha, amore. Mas proxima vez queremos vc la, corpo presente!

    mumi, é o efeito viagem... Nao poderia estar mais feliz com meus 26 anos. bjs, amo.

    ResponderExcluir
  4. Lili mais que bela combina com ilha mais que bela =)

    vai pra ilha grande! lá é bom tbm!
    bjos irmã!

    ResponderExcluir