segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Volta ao mundo em 203 dias, partiu!

Divido com vocês meu mais profundo sonho de vida e que há algumas semanas vem ganhando status de projeto. Licença para chamá-lo de volta ao mundo. Pois bem... Largo meu emprego, alugo meu apartamento, deixo meu carro na garagem e... passagem volta ao mundo comprada! 

203 dias a contar de 12 de abril de 2011, 90 horas de vôos, 9 países, 5 continentes, alguns zeros a menos na conta bancária são alguns números desse projeto de valor sentimental inestimável.

Volto aos encantos da Oceania, meu canto predileto do mundo, exploro o Sudeste Asiático na companhia de 3 amigas parceiras de outras viagens, parto sozinha para os mistérios de China e Índia (frio na barriga...), encontro familiares e amigos de outras épocas na beleza exótica da África e pra fechar uma viagem de volta ao mundo, nada como a cidade mais cosmopolita de todas, “the world in one city”: Londres.

Mais sobre a passagem:  
Todo meu roteiro foi emitido em um único bilhete, com vôos operados pelas mais diversas empresas aéreas mundo afora. Explico: 3 grandes alianças de empresas aéreas se organizaram e criaram a modalidade passagem volta ao mundo (Sim! Existe uma passagem volta ao mundo!). São elas Star Alliance (a mais famosa, TAM faz parte da aliança), Oneworld (forte em Sudeste Pacífico e Ásia) e Skyteam (forte em Américas e Europa). Escolhi a Oneworld pra atender meu roteiro focado em Oceania, Ásia e África.  

Via de regra, paga-se um valor fixo que dá direito a 4/5/6 continentes (incluindo o continente de partida) e um número limite de paradas. Preço e quantidade de paradas variam conforme a categoria escolhida. No meu caso,  5 continentes e 16 paradas pela bagatela de 4 mil dólares (Para terem idéia, paguei 2 mil dólares por uma ida e volta Australia). 

Algumas regras para caracterizar uma volta ao mundo: voar na mesma direção (sentido horário ou anti-horário), cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico uma única vez, regressar ao continente de onde partiu e concluir o roteiro em até 360 dias.

O ideal é que no momento da emissão da passagem, tenha-se claro o exato roteiro a cumprir (cada remarcação custa USD 125). As datas podem ficar em aberto, mas dada a dificuldade para conseguir datas e assentos livres (só uma parte do vôo é reservado para a categoria volta ao mundo), decidi deixar todos os vôos agendados e qualquer mudança no meio do caminho remarco as datas sem custo adicional (quem sabe decido estender a viagem por até 360 dias? Vai depender da situação financeira, física e emocional no decorrer da viagem).

A viagem volta ao mundo começa no mapa interativo do site da Oneworld, a medida em que se escolhe que países mundo afora você deseja explorar. Sabe brincar de fincar pininho no mapa mundi? Divertido, claro, mas nada simples: levei semanas para organizar um roteiro inteligente e na medida do possível lógico, considerando restrições de rotas, datas e classes de tarifas. 


O maior desafio foi traçar um roteiro que conciliasse minhas paixões por cada um dos países com as rotas operadas pelas empresas aéreas do grupo. Ex: Pra conseguir ir de Bangkok,Tailândia à Bangalore,Índia, vou ter que ir até a China (!) para então voltar à Índia. Mesmo cenário pra África: volto à China (sentido oposto à minha próxima parada) para conseguir um vôo até Johanesburgo, África do Sul. Bali,Indonésia e Maputo,Moçambique ficaram fora do bilhete volta ao mundo por dificuldades logísticas. Mais um porém: a intenção era restringir o roteiro a 4 continentes (América do Sul, Oceania, Ásia e África). E então o agravante: nenhuma das companhias aéreas da Oneworld operam a rota África – América do Sul. Me vi obrigada a incluir Europa (sofro!) e escolhi Londres para explorar a capital com a calma (apesar do rush londrino) que a cidade merece.

O roteiro final ficou assim:  

São Paulo-Auckland,NZ-Sydney,AUS-Cairns,AUS-Sydney,AUS-Bangkok,Tailândia-Bali,Indonesia-Hong Kong,China-Bangalore,Índia-Hong Kong,China-Johanesburgo,África do Sul-Maputo,Moçambique-Cape Town, África do Sul-Londres, UK-São Paulo.

E partiu pro mundo...feliz! =)

6 comentários:

  1. Estou certo que esta é uma das decisões mais acertadas da sua vida!!! Total apoio!!! Quem sabe não nos encontramos mundo a fora!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Que torcida, boa, Brunera! Tava me segurando pra nao te contar. Adoraria te encontrar do outro lado do mundo. bjao meu querido. Suas viagens tb me inspiram.

    ResponderExcluir
  3. Lili!! Prarabéns! Te desejo muitas coisas boas! Que nesse periodo sabático voce realize todos os seus sonhos do mundo!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, minha querida. Um brinde às sagitarianas desbravadoras do mundo. ;) bjo

    ResponderExcluir
  5. Volta ao mundo! Sensacional! Li todos os meus sentimentos e desejos no seu post... nem sabia que existia essa modalidade de passagem. valeu por colocar todas essas dicas no seu blog! vou começar a planejar. valeu e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir