quarta-feira, 2 de março de 2011

São Paulo para gringos

Post dedicado ao fim de semana São Paulo com uma amiga meio-suíça, meio-italiana, que conheci na Australia, fiquei amiga em Fiji e divimos os encantos do Sul da França. E agora encantada, simplesmente encantada por São Paulo. Fica o registro para os próximos gringos de nossas vidas.

São Paulo das luzes
Comece apresentando São Paulo a noite, de carro. Longe do caos, do trânsito, do cinza e numa versão iluminada, a cidade tem um brilho diferente. Marginal Pinheiros sentido Morumbi, passe em frente ao Shopping Cidade Jardim, cruze a Ponte Estaiada. Em seguida, Parque Ibirapuera e o monumento às Bandeiras. Siga para a Paulista pela Av. Brasil. Pronto. Nesse ponto "o gringo" (vamos assim chamá-lo) já compreendeu a magnitude, beleza urbana e riqueza de São Paulo (que em nada se assemelha à visão distorcida de capital de 3o mundo que ele tinha na cabeça até então).

Se o gringo for da noite, escolha uma das várias opções de música e público bom (seja lá o que isso queira dizer segundo seu entendimento e do gringo). A escolhida foi a pseudo-eclética, não por isso menos divertida, Casa 92. Se o gringo for versão macho, vai ficar deslumbrado com a beleza e simpatia brasileira. Versão fêmea, vai entender que brasileiro é o ser mais xavequeiro do universo (E vai adorar essa parte!). E assim é dada a largada ao fervo brasileiro.

Casa 92 sob um céu de luzes piscantes

PS: Desista de apresentar, ali, a caipirinha que o gringo não pára de te perguntar desde que pisou em São Paulo. Not good, vá de Stella. Se o gringo insistir na caipirinha, leve-o, num outro momento, ao Veloso pra melhor caipirinha de São Paulo. 


Circuito Centro
"Do luxo ao lixo", a manhã seguinte é dia de Centro e de ver a cara de São Paulo (Afinal, o quadrilátero Oscar Freire, Lorena, Haddock, Augusta não é  exatamente um retrato fidedigno da realidade pauslitana, certo?). De metrô até a Luz, faça o trio Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca (Ótima oportunidade pra conhecer o olhar de Ricardo Teles sobre o cotidiano africano em forma de fotografia). A hora que o gringo estiver bemmm cansado, leve ele pra um volta rápida na José Paulino (Afinal, alguém teve a brilhante idéia de falar sobre esse programa imperdível para o gringo!).

Pinacoteca, européia demais pros europeus
"O lado de lá" de Ricardo Teles. Imperdível para os apaixonados por África e Fotografia
José Paulino das compras zero (ufa!)

Depois dessa overdose Centro, se seu gringo aguentar, uma última parada na estação São Bento para conhecer a variedade de sabores e cores no Mercadão.  Meu gringo não aguentou, mas fica a dica: no lugar daquelas camadas indigestas do famoso pão com mortadela, pare numa das bancas de frutas. Os feirantes vão adorar uma sessão degustação de frutas exóticas para o gringo. 

Culinária Brasileira, comidinhas e afins...
De volta ao luxo. Hora de impressionar o gringo com a culinária contemporânea carregada de elementos regionais brasileiros. Chefs como Morena Leite, Helena Rizzo e as mineiras do Vila das Meninas são a cara do Brasil em forma de modernidade. Sugestões: Bobó de camarão do Maní. Seleção de miniaturas de banana da terra, carne seca com abóbora, casquinha de camarão com farofa de dendê, mini acarajé acompanhados de caipirinhas brasileiríssimas no Brasil a Gosto. Peixe com banana e leite de coco em clima deliciosamente mineiro na Vila das Meninas.  E qualquer uma das criações do nada mais, nada menos que Alex Atala no Dalva e Dito (ainda não testei...). O escolhido da vez foi o Maní. Atendimento, ambientação e paladar 100% brazuca. E só pra escancar que não existe no mundo atendimento melhor que o de São Paulo: ao perceberem a presença de uma estrangeira na mesa, cardápio em inglês pra ela e em português pra mim. Ponto pra São Paulo. 

Maní: culinária, ambiente e atendimento 100% brasileiro

Ainda sobre sabores brasileiros: Deixe a feijoada para terras cariocas e churrascaria para terras gaúchas e apresente os sabores brasileiros do dia a dia. Empadinhas e cerveja Original trincando. Picolés Frutos do Serrado sabor açaí, seriguela, graviola, cajá, jabuticaba e outros tantos brasileiríssimos. Sorvete de melancia com tapioca na Taberebá. Água de coco. Açaí na tigela. Biscoito de polvilho. Pão de queijo quentinho. Brigadeiro direto da panela. Pão na chapa de padaria. Pastel e garapa na feira...

Nem um dia sequer sem brigadeiro

Samba, samba and samba
Se der a sorte que eu dei e receber seu gringo em pleno pré carnaval, não tem segredo: blocos nas ruas de São Paulo ou ensaio das escolas de samba. Tarde de sábado no bloco da Vila Madalena e fim da noite nos botecos. Mais brasileiro que isso, impossível...  Em meses convencionais, samba de qualidade no Ó do Borogodó e Traço de União.

Compras, luxo e Jardins
De volta ao luxo, parte 2. Domingo é dia do quadrilátero zero a cara de São Paulo e nem por isso menos agradável: circuito Jardins. Antes do luxo, uma parada na feira de Domingo da esquina Lorena x Augusta pra um pastel e caldo de cana. 
Comidinhas: pastel de feira e garapa

Parada no Mercadinho Chic para a experiência feira do seu gringo (dica: feirinhas de antiguidade a la Benedito Calixto, Omaguás e vão do MASP não são lá muito sucesso entre os europeus. "Sério que você me trouxe da Europa até aqui pra ver essas velharias em forma de feira que eu conheço em versão maior e melhorada na minha terra natal?" Quit it.).  
Mercadinho Chic: versão mais cara e menos hippie das feiras de artesanato e antiguidades

Caminhe pelas ruas luxo. A hora que você não aguentar mais seu gringo em dúvida sobre qual das mil havaianas escolher, pare para um café ou para uma leitura na Livraria da Vila. A tarde de compras não foi suficiente para os vários Euros do seu gringo? Enquanto você trabalha na 2a feira, deixe ele se esbaldando em um dos shoppings de São Paulo. Sozinho. 
Espaço Havaianas na Oscar Freire, paraíso dos gringos

São Paulo das vistas mil
E pra fechar do alto da experiência paulistana (literalmente), escolha um dos 3 restaurantes com melhores vistas de São Paulo: Terraço Itália para os tradicionais, The View para os casais, e Skye para os... bem... para nós! Um drink do alto do Hotel Unique, gastronomia  moderna sob direção de Emmanuel Bassoleil, luzes e mais luzes, novos amigos  do mundo entre um drink e outro. Mais cosmopolita impossível. 
luzes ...
drinks ...
... e amigas do mundo se econtrando mundo afora. =)

E dá pra não se apaixonar por São Paulo?

3 comentários:

  1. Impossível não se apaixonar por São Paulo com esse maravilhoso roteiro. Senti falta nesse momento das minhas idas todos os domingos ainda meio de pijama na feira da Lorena. Há, e o Skye então? Não tem como não se apaixonar. Parabéns minha amiga! Beijos com muita saudade!

    ResponderExcluir
  2. No it s not possible not fall in love with SP... i ve been your first gringo!! Loved the way you treated me... took me in every different special place in SP! I couldn-t have better weekend than this one... I felt like a VIP in SP!! See you SP! I will come back!

    ResponderExcluir
  3. Lucky Club Casino Site Review
    Lucky Club is a reputable and safe place to play and win. It offers all of your favourite online games, slot games and more! Rating: 7.6/10 · ‎Review luckyclub by Lucky Club

    ResponderExcluir