domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pelas estradas de Provence, parte 5: finalement, les champs de lavande

Um pouco sobre minha paixão por campos de lavanda. Minha viagem foi estrategicamente agendada para junho com o intuito de encontrar os campos de lavanda forrados de variações de tons de roxo. A temporada começa em meados de junho e se estende ao início de agosto, época da colheita. No resto do ano, tudo que se vê são campos secos ou verdes. Claramente não era essa a intenção. Ainda sobre a obsessão lavandas, entendam (minha amiga suíça não entendia...): Não haveria razão em pisar em terras provençais sem sentir o aroma das lavandas, sem percorrer os campos simetricamente cortados, sem admirar aquele cartão postal em forma de flores. 

Isso posto, a caça aos campos de lavanda continua. Após algumas horas de estrada e paradas deliciosas nos pequenos vilarejos a caminho, de longe grandes campos de lavanda começam a pipocar nos vales da região de Gordes. Do alto se avista uma imensidão roxa no meio do verde. Achamos os campos de lavanda!

Campos de lavanda avistados do alto do Vale da região de Gordes
Não tão rápido assim... Me livrei dos guias, GPS ou qualquer informação sobre como chegar nos cartões postais cobertos de lavanda. Fui na raça. E agora reconheço que, não fosse uma amiga suíça french-speaker ao meu lado, grandes chances de ter chego até ali e não achar um campo de lavanda sequer no meio daquele labirinto de estradas de terra. 

Paradas para informações em propriedades rurais particulares nos deixaram confusas (Minha amiga suíça me traduzia o que ouvia de cada um dos fazendeiros, trabalhadores das lavouras, caminhoneiros). Alguns diziam que não era época de campos floridos, outros que estávamos há algumas horas de distância (e a noite ameaçava cair dentro de poucas horas). Alguns diziam à esquerda, outros à direita. E finalmente um caminhão de flores nos guiou até o campo de lavanda mais próximo. 

Finalement, les champs de lavande! Lá estava ele... Numa pequena propriedade rural, lavandas a perder de vista. Simetricamente posicionadas, cheirosas, de um colorido roxo lindo. 
finalement, les champs de lavande!
Cor, aroma e textura nos envolvem nesse cenário bucólico, campestre, provençal. E assim nos entregamos aos prazes sensoriais que essa cena de cartão postal de Provence desperta. 




Minhas lembranças dos campos de lavanda provençal são mantidas num potinho de cristal com o que restou das lavandas já secas, colhidas do pé nesse belo dia. E aquele aroma fresco-adocicado me resgata para esse momento de felicidade absoluta.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo bom gosto da escolha desta fantástica região da França e poder sentir o aroma desta preciosidade que é a Lavanda. Fiz este roteiro também por minha conta, fui Avingon e Gordes e na Abadia de Senanque pude ver a plantação de lavanda, também conheci o museu da Lavanda que também fica na região. Valeu a pena, fui em 2009.
    Obs.: Os nossos blogs são muito parecidos, no estilo, no gosto e no visual. Um grande abraço.
    Caso queira me visitar será bem vinda!
    http://caminhosjoaodoo.blogspot.com/
    João

    ResponderExcluir