domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pelas estradas de Provence, parte 4: um achado chamado Loumarin

Pé na estrada rumo aos campos de lavanda nos arredores de Gordes e Apt. Mas como o trajeto em si já é uma viagem... um achado no meio do caminho chamado Loumarin. 

Vilarejo de construções medievais cobertos por heras  em tons de verde contranstam com o azul do céu. Ruas estreitas escondem fontes, cafés, restaurantes, galerias, lojas de decoração. É para se perder e perder a hora entre uma ruela e outra. 
fachadas gastas e construções cobertas de heras
lifestyle provençal se faz presente nos menores detalhes
galerias contemporâneas em construções do século passado
combinação perfeita de luzes e cores
lojas charmosas misturam decoração, moda e cultura




Pausa para prazeres gastronômicos da região num dos diversos cafés com mesas ao livre. Melão da estação vindo direto de Cavaillon (vilarejo próximo famoso pelo cheiro delicioso que as plantações de melões espalham pela cidade). Vinho rosé da vizinha de estado, St. Tropez. De um lado queijo chévre fresco, de outro queijo Reblochon direto dos Alpes. E no meio dessas delícias, uma geléia azeda de apricot. Inexplicável. Indescritível. Inesquecível.
prazeres gastronômicos da região

E falando em achados e prazeres gastronômicos... Uma epicerie (famosa mercearia) chamada La Maison d'Ingrid. Atendida pela própria (Ingrid), perdi algumas horas provando  e comprando cada azeite puríssimo, trufas negras da região, queijos, terrines, compotas de frutas da época... 
La Maison d'Ingrid ...
... e "a" Ingrid.
Ela apaixonada pelo Brasil, eu pela França.  Trocamos segredos gastronômicos, achados de viagem (eu entreguei segredos do Brasil, ela da França), até histórias de vida. E face a uma intimidade que jamais ousaria antever com uma francesa, um convite de uma temporada trabalhando em sua loja... Ah, como desejei largar tudo e me entregar àquele mundo provençal. Confesso que permanece nos meus planos e na minha caixinha viagens o cartão com seu contato e o sonho de uma vida provençal. Um dia volto à Loumarin sem passagem de volta. Um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário