terça-feira, 13 de abril de 2010

O desafio da mala de 12Kg

Queridos, decidi arrumar minha mala Europa numa tentativa feliz de acalmar o coração e começar a de fato viver minha viagem. Sim, sim, sim: ainda faltam 7 semanas, mas pra que adiar um prazer?


Para os que não me conhecem, esclareço: apesar de viver num eterno caos, atividades de organização estão na minha listinha de prazeres a "la Amelie Polain" - planejar viagens, organizar armário, fazer listas e listas de to do's, catalogar documentos/remédios/fotos/músicas/inbox de email, e... arrumar mala!.

Tenho uma listinha do que levar na mala que é aperfeiçoada a cada nova viagem. Aperfeiçoada vulgo reduzida! E dessa vez tenho um desafio que vai além de uma mala prática, portátil, inteligente. Como vôo low cost dentro da Europa, tenho um limite máx. de 20kg SEM bagagem de mão. 

Mais 2 agravantes: 1) quero levar presentinhos pros meus amigos europeus 2) quero espaço na mala pra umas comprinhas européias - livros de arte, fotografia, chás ingleses, frescurinhas francesas, sabonete de lavanda em Provence, chocolates, temperos, e umas roupitchas em Barcelona dentre outros achados europeus. 

Esclarecida a necessidade de mala exuta, vamos pra mala.

1) A mala perfeita:
Fica a dica da mala de rodinha estruturada com alça de mochila pelas "n" vantagens óbvias. Mala de tecido leve, impermeável e com divisórias pra sapato também ajudam. Depois de alguns micos, finalmente achei malas que valem o investimento:

A minha de guerra: Geonaute 70L. Além do trio rodinha + laterais estruturadas + alça de mochila, tem ótimas divisória para sapato, necessaire, roupa suja. Tamanho perfeito e preço honesto.



Timberland Trekker [dei uma de presente pro meu irmão e ainda roubo pra mim!]. Apesar de não ter a alça de mochila, é a mala delícia de puxar, a rodinha deslisa! Levinha, levinha, o tecido da mala igual de paraqueda. Ótima divisória e garantia Samsonite!



Kipling de sacola pra levar dentro da outra mala caso precise dividir os pesos da bagagem nos vôos low cost ou voltar com compritchas. Apesar de ser a favor de comprar malas em viagem...


2) as roupitchas: leves, versáteis, monocromáticas [essa última foi dica da Mafê, minha parceira de planejamentos viagem]. A ordem é sobreposição e visual de verão que vira de inverno, de festa, de praia, de cidade...


- trench coat, coletinho jeans, jaqueta jeans, casaqueto fininho pra levar na bolsa pra quando esfriar, malha e cacharel fininha. Louca pra cortar essas 2 peças de frio, mas leve medo do clima cinza de Londres e Dublin;

- 15 blusinhas: 4 regatas, 2 camisetas estilosinhas, 3 blusinhas tipo corselete, 1 blusa ombro caído, 3 blusas de sair, 1 camisa, 1 camiseta do Brasil [Copa em junho, eba!];

- 4 vestidos;

- 1 short alfaiate, 2 shorts jeans, 2 saias jeans, 1 mini preta;

- legging preta, 1 calça tecido leve, 2 jeans.

3) sapatos, o desafio da mala inteligente: onde eu sempre erro!.

- tênis tipo Timberland. Só pra constar: eu ODEIO tênis! Não é nada versátil e nem acho tão confortável assim. Já tentei All Star mas depois de horas batendo perna incomoda. Só vou levar meu velhinho da Reebok - cor neutra, macio e levinho de tão surrado - pros trekkings na Irlanda, senão era item eliminado!;

- bota de montaria sem salto. Essa sim é confortável, linda e versátil! e perfeita pra transformar o look verão em look inverno com meia calça e trench coat;

- havaianas. Pra tomar banho em albergue, arrasar no visual brazuca descolado, SUPER confortável pra fazer turismo e andar por horas e horas e horas. E combina com absolutamente todos os looks!;

- rasteira confortável e mais arrumadinha;

- 1 salto alto [a definir]. Esse é meu lado vaidade e apego falando mais alto. Tenho 7 semanas pra lidar com isso e ver se deixo esse salto pra trás.

4) necessaires e outras listinhas: 

- higiene/beleza: shampoo/condicionador, sabonete, desodorante, hidratante corpo e rosto, escova de cabelo, gilette, pinça, kit unha, algodão/cotonete, secador. Kit make-up, escova de dente e protetor solar na bolsa. Como não sou boa no quesito desapego vaidade e não consigo deixar nada pra trás, coloco tudo em embalagens pequenininhas pra continuar a versão slow travel, light bag!;

- acessórios: óculos de sol, 1 cashemere fininha, 3 lenços [levinhos, não ocupam espaço e compõem vários looks], canga [pra levar na bolsa mesmo sem destinos de praia pra sentar nos parques, me cobrir nos vôos gelados], 2 cintinhos finos, 1 bolsa-carteira pequenininha que ganhei da minha afilhadinha, 3 pulseiras. E só! Deixar pra trás a necessaire de bijus me reduziu uns 5kg da mala;

- underwear, meia calça, pijama, 2 biquinis;

- tecnologia: câmera, ipod, pendrive, carregadores;

- documentos: caderninho com anotações e para anotações, passaporte, passagens impressas, carteira de motorista, dindin e cartões de crédito [dica do Visa Travel - cartão pré pago em dólar e euro com conversão pra qq moeda. Perfeito pros descontrolados com dindin como eu], cópias e telefones dos cartões;

- farmacinha: a não ser que o roteiro seja MUITO roots e sem acesso a farmácias e médicos, o trio vitamina C + engov + dramin funciona bem pra i) manter a resistência em alta [toda viagem eu fico doente: bebida demais, sono de menos], ii) superar a ressaca da noite anterior e fazer turismo apesar do corpo e cabeça latente e iii) superar o balanço do mar de ressaca e/ou capotar nas longas viagens.



Veredicto: 12,6 Kg. Voilá! Malas prontas! 

Claro que tive que desfazer a mala. Meio freak deixar a mala pronta na sala esperando a viagem, né? rs

7 comentários:

  1. Lilian... vôos low-cost aqui tem que pagar 11 à 15 euros para 20kg de bagagem no máx(independente do número de malas) e claro que TODOS tem direito a bagagem de mão de até 10kg gratuito!

    Beijos
    malluquinho

    ResponderExcluir
  2. Lilian??????!!!!!!!!!!!!!!! rs

    Entao querido, varia viu? Em alguns vôos precisei pagar a taxa extra, em outros não. Tem vôo que eu posso levar 23 + 10 de mão, tem vôo que são 2 de 15 e nenhuma de mão, 20 + 6 de mão... mas o pior vôo é o de Marseille pra Barcelona que é 20 sem bagagem de mão. E o pior é que é meu último vôo, então tenho que segurar a onda nas comprinhas anteriores a isso.

    bjs e valeu pelas dicas de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Lilis, duvido que vc tenha desfeito a mala! rss
    Adorei o Blog, sua louca!! rssssss

    ResponderExcluir
  4. JG, você conhece minhas loucuras demais. Not fair!!!! Mas precisei das roupas e precisei desfazer a mala! hahahaha

    Agora vc acompanha minhas loucuras por aqui ok?! E me arruma uma vaga na TAM pq preciso de material pro blog.

    VAMOS PRA PARIS COMIGO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lili,

    Acho que que voce deve deixar o salto alto,ocupa sempre espaco e voce usa so uma vez...voce pode trazer uma sapatilha que de um ar mais CHIC ou deixar para comprar um High Heels aqui em London na ultra Primark com 10£ se vc compra a nice for "one night and nothing else" Hahaa...

    See you soon..
    Maria Julia.

    ResponderExcluir
  6. Fechado Maju! Você me leva nesse Primark entao! =) see u in 6 weeks!! xx

    ResponderExcluir
  7. Mesma coisa; DEIXA O SALTO ALTO!!!(ainda tenho duvidas se vc deixa mesmo, mas ok...)
    E nao se esquece da jaqueta jeans! Por aqui to usando mto a minha...Com tudo!Com os vestidinhos levinhos, e acredite ate para sair de noite!!!
    Proxima viagem vem me visitar! = )
    Bjs

    ResponderExcluir