sexta-feira, 23 de abril de 2010

Presentinhos pra gringos

Parte da minha viagem é dedicada a encontros e reencontros de amigos. Amigos de infância que não vejo há mais de 10 anos, amigos da última viagem, amigos de amigos que vão me hospedar sem sequer me conhecerem e potenciais novos amigos da viagem. 

Nada mais brasileiro e caloroso do que umas lembrancinhas (leves!) na mala, certo? E como o Brasil é cool, hype, in.... presentinhos que sejam a cara, o sabor, a essência do Brasil. Aí vai, idéias brasileiríssimas pra presentear os amigos gringos:

Sabores do Brasil

café em pó de qualidade ... 


... cachaça da boa. As envelhecidas com embalagens rústicas têm um ar ainda mais brazuca ... 



... amêndoas, castanhas e café coberto de chocolate em embalagens brasileiríssimas de chita e juta ... 

... brigadeiro de colher Maria Brigadeiro, com colherzinha e tudo. Coisa mais fofa! 


Essências do Brasil

Nenhuma marca retrata tão bem e com tamanha elegância a biodiversidade e riqueza cultural do nosso país quanto a Natura. A linha Ekos mistura cores, texturas e sensações das mais diversas essências brasileiras: castanha, cacau, pitanga, cupuaçu, maracujá, buriti, açaí em embalagens rústicas e sustentáveis. 

Escolha sua forma e faça um gringo feliz: sabonetes líquidos, em barra, em creme, em lascas, em pasta. Óleos corporais coloridíssimos; águas, brumas e essências; hidratantes, polpas, esfoliantes pras mãos, pés, corpo.


Moda Brasileira

havaianas, dispensa comentários. Todo mundo usa. Mesmo! ... 


... cangas. Eu fugiria das manjadas bandeira do Brasil, fitinhas do pelourinho, calçada de Copacabana. Tem umas floridas, mais fluídas, levinhas e sem ocupar espaço na mala, LINDAS. ... 

... pedras brasileiras. No pingente, ou só a pedrinha mesmo. Um charme. ... 

... bijuterias de palha, capim dourado, madeira e sementes. 

MPB e Bossa Nova


Embale um gringo ao som de uma Bossa gostosa, um samba envolvente. 

Comece por clássicos da Bossa Nova: Tom Jobim, João Gilberto, Chico, Toquinho, Nara Leão. 

Faça um gringo mexer os esqueletos com um “Moro num país tropical” do Jorge Ben e "Mas que nada" do Sérgio Mendes.

Apresente a nova música brasileira: Céu, Mart’nália, Roberta Sá, Maria Gadú, Bossacucanova, Maria Rita e Seu Jorge são boas pedidas. 

Artesanato made in Brazil

Cerâmica, madeira, palha, bambu, sementes, rendados. Se vier do Nordeste, de Minas, do interior ótimo! Se tiver em São Paulo, a dica é Feira de Embu das Artes ou Praça Benedito Calixto de sábado (vale o programa!).

Se tiver na correria, indico uma loja de Canela–RS que AMEI e entrega em casa, Mãos do Mundo: tem artesanatos de vários cantos feitos à mão, e claro, explora a riqueza indígena e regional brasileira a preço justo. Ligue e se certifique que está comprando produto brasileiro e não tailandês, please!

Adoraria indicar artesanatos engajados, que mobilizam comunidades e com conceitos e práticas sustentáveis, mas não conheço. Meninas Natura Sustentabilidade, postem dicas!

Terra do Futebol

Ano de copa do mundo, Brasil rumo ao Hexa, camiseta da seleção é presente obrigatório (e caro! R$ 179,00. Ouch!). Restrinja essa opção aos seus amigos homens, fanáticos por futebol e que teriam nascido brasileiros só pelos prazeres que o futebol nos proporciona. Poupe suas belas amigas daquele verde-amarelo gema de ovo que não cai bem no tom de pele de qualquer mulher elegante que se preze, deixe isso pra suas amigas gatas brasileiras.
Minhas pedidas foram as seguintes: cachaça e havaianas pro meu amigo irlandês e welsh; 10 caixinhas de cremes pras mãos Natura nas essências maracujá, cupuaçu, castanha e cacau pras minhas amigas gringas, café e CD de Bossa Nova pras 2 famílias dos meus amigos onde vou ficar hospedada. Viajante low cost mas educada, right? Mais alguma sugestão de presentes?!  

beijos queridos! Faltam 6 semanas!!!!!!!! 

Dependendo do país, a imigração barra esses denguinhos gastronômicos e artesanais. Na Australia e Nova Zelândia, vi metade dos orientais deixando suas iguarias pra trás, meu irmão teve a mala revirada e cara feia dos policiais porque esqueceu de declarar que trazia madeira da África e outra vez quase foi multado porque esqueceu de declarar uma maçã que ganhou no vôo. A regra é clara e grita pelos corredores do aeroporto: “Declare or beware”. Alimentos e artesanatos só entram no país se devidamente declarados, inspecionados e após quarentena em observação. Se não declarados, multas que chegam a A$ 200 mil.
Não sei como está Europa pós 11/Set, mas na época meus avós levavam de guaraná antártica, Bis, pó de café e até ervas de quebra pedra pro meu pai que tava com pedra no rim!

Um comentário:

  1. aaahhh presentinhos não pode faltaar!
    mto boa as ideias... agora quando voltar faz um do que trazer de presentinho... principalmente para irmãs hahha
    olha que eu sou boa nessa em! posso te ajudar!
    hehhee
    agora tá chegando emmm nega!
    aproveite cada minuto pré-viajem! menos no sabado a noite! heheh bjos sis

    ResponderExcluir