quinta-feira, 14 de abril de 2011

Coisa de 1o mundo...

Acabo de fazer meu check-in, imprimir meu bilhete de embarque, pesar minha bagagem, etiqueta-la e deposita-la na esteira. Tudo isso sozinha. Sim, sozinha da silva, sem interagir com uma atendente simpatica ou ter um gentil "Posso ajudar?" nas longas filas de espera para o check-in ou despacho de bagagem.

A solucao veio da low-cost neozelandesa Air New Zeland: quiosques com terminais de auto-atendimento (similares aos que ja conhecemos para check-in sem bagagem) , com leitor de codigo de barra do seu e-ticket impresso no ato do booking. O diferencial fica por parte da bagagem. Cada terminal de auto-atendimento tem uma balanca, que voce mesmo pesa e confirma que o peso da mesma nao ultrapassa 23Kg (caso ultrapasse, trate de comprar uma segunda mala e registrar uma segunda bagagem. O pagamento do excesso de bagagem? Na hora, com o cartao de credito no mesmo terminal). Ah! Confirma ainda se voce esta ciente do conteudo da sua bagagem e nao porta objetos ponteagudos, alimentos, explosivos e afins, livrando-nos daquele questionario chato de perguntas seguido por um sonoro "nao". 

Ao fim da operacao, o terminal imprime seu bilhete, suas etiquetas para mala e instrucao sobre como etiqueta-la. Na frente do quiosque, uma esteira gigante e o aviso "Nao se preocupe com sua mala, tudo esta sendo filmado". Mala despachada e voila! Em menos de 3 minutos conclui o processo. Sem o menor indicio de fila, stress, demora. Sem falar na economia as empresas aereas e reducao de custo das passagens aos clientes. Coisa de 1o mundo...  

PS: enquanto nao compro meu computador, escrevo esse post de um outro terminal, agora de internet for free. No momento, torcendo pra todo esse sistema eficiente me entregar a mala do lado de la. Bye bye, heading Queenstown.  

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