sábado, 22 de maio de 2010

Roteiro 2: Cardiff - Wales


Castle Coch

Diferente dos outros roteiros que quero conhecer e explorar "o novo", Cardiff tem sabor, essência e emoções nostálgicas, uma visita de volta à infância.

Meu pai foi fazer doutorado, minha mãe tirou licença, eu com 8 anos, o Lê com 6, a Lálá com 4 levamos vidinha welsh durante 2 anos maravilhosos da nossa infância. E eu nunca mais voltei...

Meu pai voltou algumas vezes e diz que a cidade é outra: moderna, revigorada, nada da cidade pacata que conhecemos há 15 anos atrás. O espaço das docas do Cardiff Bay (antigamente principal porto de carvão do mundo), virou um complexo gastronômico-cultural. A cidade ganhou ares de pólo econonômico e acadêmico da região. Uma gama de atrações de arte e música dão um ritmo mais londrino à cidade. Tudo isso sem perder seus parques verdes, castelos medievais e charme "welsh".

Vai ser uma prazer conhecer essa nova carinha de Cardiff mas eu vou atrás do que já conheço e já vivi.

Voltar à Birchgrove School pra relembrar os momentos deliciosos que experimentei ali: ouvi falar dos girassóis de Vang Gogh pela primeira vez nas aulas de arte; o trabalho sobre os Vikings, uma música que cantava no coral que levei anos pra descobrir; uma peça de teatro sobre o fundo do mar; a aposta da final da Copa de 94 Brasil x Itália que fiz com o Ben, colega de classe e descendente de italiano; meu amigo Luke me sacaneando quando eu não sabia falar uma palavra de inglês pra eu repetir o que ele dizia: "I love you, Luke" (Ah tá! Que menina aos 8 anos não sabe o que I love you quer dizer?!).

Dos castelos, volta à imensidão do Cardiff Castle e ao charme intimista do castelo que parece saído dos contos de fada Castle Coch. Diz a lenda que o Cardiff Castle é da rainha, esposa oficial e o Castle Coch da amante do rei.

De experiências, fecho com uma voltinha pela Queen Street, comprinhas na Marks & Spencer, horas na megastore da gigante Virgin no Capitol Shopping Centre, e uma voltinha no Tesco supermarket relembrando alguns sabores de 15 anos atrás (de desejos gastronômicos, um sorvete italiano de frutas secas delicioso que costumávamos tomar).

3 comentários:

  1. Oi Li sua mãe quer colocar um comentário meloso.
    O que eu quero destacar é que voce resumiu muito bem nossa estada lá. Ainda guardo seu trabalho sobre os Vikings em meu escritório.

    Beijos

    Pai

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... como eu queria me lembrar mais de lá!!
    vamos combinar de ver as gravações que temos de lá no fds?!!
    adorei irmã!!!
    tá chegando agora em nega!
    =P

    um beijo sis!

    ResponderExcluir
  3. o tempo passou...um dia te levamos para Europa, vivemos dias inesquecíveis em Cardiff/UK, passeios interessantes e saboreamos o que de bom havia na época, hoje você volta sozinha, em busca de novos conhecimentos, aproveite muito seus momentos, tenho certeza que serão tb muito marcantes em sua vida. bjs, com carinho

    mamy

    ResponderExcluir