quarta-feira, 24 de março de 2010

The truth about happiness and travel

Meus queridos, 

Abro esse blog na tentativa de explicar o efeito pré-viagem pra viajantes inveteradas como eu. Há 2 meses de pisar na Europa, sou contagiada por uma felicidade inexplicável, paz no coração e ansiedade que não cabe em mim: não tem trânsito que me incomode, conta bancária que me estresse, trabalho que me esgote ou efeito amoroso que me afete. Posso arriscar que descobri uma fórmula da felicidade imediata, é o chamado efeito pré-viagem. 

E graças a uma reportagem do NewYorkTimes enviada por um amigo viajante que insiste em achar graça quando digo que procuro experiências de viagem "low profile" (em tempo: as pessoas não me acham tão low profile, desapego, roots quanto eu me defino... qualquer dia falo mais sobre isso), descobri que esse efeito tem explicação científica. 



Observados os níveis de felicidade no pré, durante e pós viagem, concluiu-se que o ponto alto de "travel happiness" dá-se durante os 2 meses que antecedem a viagem. Makes sense! Aqueles 5, 10...33 dias de viagem (adoro meu trabalho e feriados prolongados!) passam tão rápidos e com tamanha intensidade que PRECISAM ser prolongado.! E como são!
- Australia: 7 meses. Por uma virada de ano mais feliz.! fechei minha passagem no dia 31/Dez, meu irmão - q morou alguns meses em Sydney e portanto motivo da minha ida - não tinha nem visto na mão e minhas passagens já estavam bookadas e guia encomendado.
- Bahia: 4 meses. Ainda tinha fatura do cartão de crédito da Australia pra pagar e eu já havia montado o dossiê Bahia. 
- Europa: 6 meses. Voltei da Bahia no sábado, na 3a o dolar deu um escorrega e fechei minhas passagens Europa a preço de banana. 

Pra boa sonhadora e fã de um planejamento, meu atual e maior prazer é chegar em casa, e viajar horas e horas em sites, blogs, livros, fotos, conversas e sonhos acordados com meus dias de Europa. Cá estou eu no meu paraíso astral! Ahhhh voyager.......

PS: Deixo pra falar dos efeitos pós viagem quando voltar... tenho dicas pra deixar os piores dias de uma vida menos sofridos...

8 comentários:

  1. minha amiga linda amante de viagens como eu! com uma diferença...vc vai e eu ainda nao fui... oq eh bom pq quando eu começar a ir terei uma otima guia e companheira de amores internacionais!
    " um amor em cada porto"
    estou anciosa pelas historias e fotos da europa e pelo meu livro de arte do louvre!
    amooooo lilis bjs

    ResponderExcluir
  2. Opa! não vejo a hora de você virar minha parceira de viagens! Logo mais, meu amor.

    haha amor por viajantes, internacionais e locais. e nao só amor romance, os viajantes e viajados me encantam. Ainda vou fazer um post sobre as pessoas interessantes que conheci nas viagens. Aguarde e verás. =)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhhh...
    assim não tem coração que aguente com essa irmã viajante! hahaaha
    Vá e aproveite tudo! Já vai pensando quando formos juntas... ou quando vc morar lá e eu for te visitar! :)
    arrasaaa!
    amo mto!

    ResponderExcluir
  4. Aiii irmã, meu coração é aqui.... e no resto do mundo. mas agora to numa familia de viajantes e desapego. hahaha. vamos nos encontrar na estrada isso sim!

    Não vejo a hora de uma viagem contigo e com o Le (sem ciumes..... haha). bjs sis amo mto

    ResponderExcluir
  5. amiga faltava isso mesmo para completar seu perfil viajante .
    confesso que gosto muito de ter uma exploradora do mundo , o unico problema é quando ela nao vai estar presente no meu niver ... mas tudo bem tem que entender porque sei o tanto que te faz bem essas viagens.Sou sua fã e breve quero fazer muitas viagens contigo...
    um beijo , charme
    da sua amiga diversao rsss

    ResponderExcluir
  6. Putsssss... nem me fale.... é no planejamento que, de fato, viajamos... e quando estamos viajando, de fato, vivemos...

    Vou te mostrar uns lugares low profile que visitei... mas Ibiza... ahh Ibiza.. :-)

    ResponderExcluir
  7. amiga, vou pensar em vc no dia do seu niver (estarei em Parriii), mandar otimas energias e ainda trazer um presente parisiense. justo vai?! =)
    Quero mais viagens contigo, vc é uma otima parceira de viagem, Bar ra Grande foi um arraso com vcs! vc diversao eu charme. bela dupla! haha

    Bruno, ha! apresento-lhes "um amigo que acha graça quando digo que procuro experiências de viagem "low profile"! Que palavras certas. Eu tava pensando nisso.... viver é melhor que sonhar.!
    Insisto, que experiencias low profile. mas.... existe uma remota chance de uma noite em Ibiza (simples questao de logistica!) e dai serei obrigada a um fervo Ibiza.... rs

    bjs meus queridos

    ResponderExcluir
  8. Olá guria!
    Que todo esse entusiasmo e energia sejam transformados em realização e felicidade!
    Ponha mais um tijolo no alicerce dessa linda casa que está a construir.
    Daqui estarei a torcer por você!!!
    Sejas muito feliz!!!
    Um abraço e um beijo do tamanho do meu Rio Grande!!!!

    Eder

    Ah, valeu por me incluiir no blog!rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir