terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De trem pela França: Paris, Dijon e Montpellier em 1 dia

Antes do ritmo vagaroso de Provence, uma dia acelerado e intenso de trem por 3 estados da França. A rapidez e praticidade ao se utilizar a excelente malha ferroviária francesa justifica o custo mais alto, se comparado às passagens aéreas de companhias low cost: sem atrasos, sem deslocamento aos aeroportos fora da cidade, sem 1 hora de antecedência para o vôo, sem limite de bagagem e de bônus uma paisagem deliciosamente francesa. Veja a seguir.

8h30, Estação Gare de Lyon, Paris, Ile-de-France
De fácil acesso, levei nada mais que 15 minutos da porta do hostel à estação central de metrô e trem Gare de Lyon. Ainda assim: minha falta de pontualidade me levou a perder o  trem por 5 minutos de atraso. Passagem remarcada pra dali a 1 hora, sem custo adicional.  


8h30 - 9h30: e pra passar a hora enquanto o próximo trem não sai...
... uma princesa em miniatura tagarelando em francês. Não é a coisa mais fofa? Parece a Boo do Monstros S.A.

9h30 - 11h: trem Paris - Dijon, Bourgoigne (20 EUR, 2a classe) 










11h - 16h: Dijon
Capital da Borgonha e da mostarda Dijon, pólo econômico e cultural (maior centro cultural depois de Paris), na rota gastronômica e do vinho, estrategicamente localizada no centro da França há menos de 2 horas de Paris de trem, a cidade me parecia a combinação perfeita do charme interiorano com a cultura e economia de uma capital. E meus objetivos ali, de fato, extrapolavam o turismo local: avaliei a cidade para estudar, trabalhar, me instalar e, de quebra, desfrutar de toda a cultura e gastronomia que a cidade oferece.  Bem... Não gostei, não deu química, achei a cidade pacata e insossa. Lhe falta o charme provençal e o ritmo parisiense. Riscada da listinha de cidades a se morar uma vez na vida. Comprei minhas mostardas e parti. Sem planos de volta.

16h15 - 20h: trem Dijon - Lyon - Montpellier, Languedoc Roussillon (74 EUR, 1a classe) *por 10 EUR a mais adquiri 1a classe










20h até o dia seguinte: Montpellier
Essa, sim, uma agradável surpresa! Há aproximadamente 3 horas de Barcelona e há 11Km do Mediterrâneo, Montpellier tem o melhor dos mundos - digo países: o charme francês, com o clima espanhol. A cidade é vibrante, jovem, multi-cultural. A noite não pára cedo, a culinária é de primeira e as luzes (da noite e do dia) são de dirar o fôlego.
Dia seguinte, fomos acordadas com um delicioso café da manhã francês feito em casa, com croissant e ovo poché. Montpellier era ser uma parada rápida com simples objetivo de encontrar minha amiga suíça, na casa de seu (agora, meu) amigo francês, Guillaume, e de lá alugar um carro rumo à Provence. Mas a cidade - e o anfitrião! - eram tão encantadores que só conseguimos deixar a cidade ao anoitecer.
Faltou conhecer a Pont de Gard a caminho de Provence. Para isso vou precisar voltar. E hei de voltar! 

Próxima parada, Provence. 

3 comentários:

  1. Adorei esse post... ando bem saudosista de França! Ai ai...

    ResponderExcluir
  2. Hey Lili, nice post ! as always ;) but this time i'm inside.. good memory. xoxo

    ResponderExcluir
  3. Mari, talvez seja um bom lugar pra vc me encontrar durante a trip. Nao penso em cia melhor pra Fr q vc.

    Hey Guillaume! google translator? ;) Not only mentioned, you, Montpellier and the french breakfast you made us are the highlights of that day. xx tks for having us at youre place

    ResponderExcluir