terça-feira, 7 de setembro de 2010

A arte de fazer negócio - parte I

Prometi no último post um empresário e negócio que me impressionaram como viajante, administradora, pessoa. Aí vai. 

"Negócio aqui é feito assim", "Todo o negócio gira em torno da mulher", "Meu segredo de negócio se esconde nesse canto aqui, ó", "O segredo está na compra" e "antes ser um pequeno patrão do que um grande empregado" são frases de um senhorzinho libanês em torno dos seus 70 anos, trajes simples, nariz de árabe (quando eu disse que era descendente de libanesa ele disse que meu nariz entregava... eu sempre me orgulhei do meu nariz pequeno e arrebitado do lado italiano... devo me preocupar?). Esse mesmo senhorzinho mora numa casa simples, guarda o fusca que ganhou pela performance de melhor vendedor do ano na sua época de "grande empregado" na rede Lojas Pernambucanas e diz que investimento hoje em dia é no setor imobiliário, onde deixa toda sua fortuna inestimada.

O negócio? Uma loja vende tudo: de lingerie sexy a roupas pra crente. De secador de cabelo a cachorrinho que mexe a cabeça em carro de taxista. De cobertor a tapetes persas. Quem é do interior sabe bem o tipo de loja que eu tô falando (aos guaratinguetaenses, a famosa "Casas Brasileiras" na praça de Guará).

 O segredo? Alguns segredos...

1) Segredo de gestão financeira: um crediário controlado ficha a ficha, nome a nome, tudo arquivado em ordem alfabética no papel. Parcelas a gosto do freguês. Sem juros. Taxa de inadimplência de 0,5% aa.  3 Cobradores educados vão à casa dos devedores conversar e renegociar a dívida. No limite, um advogado amigo do empresário é envolvido.

2) Segredo comercial: faturamento de 12 milhões/ano. 2 mil clientes passam pela loja de segunda a sábado (detalhe: 2 mil clientes num universo de 40 mil pessoas de população no município da Lapa). Vão pagar a parcela do mês e aproveitam pra mais uma comprinha. Segredinho 2: bagunça visual, tudo junto ao mesmo tempo agora. As peças não têm escala, não são dispostas por cores, setor, gênero. E vende, ô se vende!

3) Segredo de resultados: margem líquida de 40% (sim... 40%!). Preço de venda = preço de custo + 75%. A regra vale pra lingerie sexy, roupas de crente, secador de cabelo, cachorrinho que mexe a cabeça em carro de taxista, cobertor e tapete persa. Simples assim.

4) Segredo no processo de compra: A compradora é uma mulher "bem paga, porque funcionário bem pago e bem tratado faz a coisa funcionar. E compradora tem que ser mulher, "é a mulher que define o processo de compra". Sacadas como compras fora de época fazem ajudam no efeito margem descrito acima. 

Deixo de lado fatores culturais e econômicos da região que permitem tal sistema de negócio funcionar... Enxerguem a beleza desse negócio sem análises chatas, burocráticas e sem brilho. Me encanta. 

2 comentários:

  1. Já sei até de que loja que vc está falando! E não é que eu sai com uma roupinha de lá.

    Adorei o link adm + viagens
    mas ainda prefiro o link
    comidinhas e lugarzinhos + viagens

    bjos irmã

    ResponderExcluir
  2. hmmmmmm.... posts de outubro sobre comidinhas, lugarzinhos e ate um filme fofo.

    ResponderExcluir