No meio de tanta poesia provençal dos posts anteriores, não sei o quanto fui clara no seguinte recado: Provence é pra ser explorada de carro e somente de carro.
Ressalva: Excluem-se do grupo acima indivíduos com pernas pra encarar o sobe e desce das colinas provençais de bike. E a esse seleto grupo de atletas, fica a boa notícia: bem vindos ao paraíso dos ciclistas apreciadores do melhor da vida! Das "grandes" rodovias ao labirinto de estradinhas de terra de Luberon, a região conta com sinalização da rota ciclismo no caminho. Aos ciclistas que desejam roteiros solitários porém com um mínimo de assistência, empresas especializadas em levar sua mala de uma cidade a outra enquanto você percorre o circuito pedalando. Vide ciclomundo.
paraíso dos ciclistas: sinalização da rota provençal |
Agora de volta ao grupo dos meros mortais: se você, como eu, pertence ao grupo dos "sem pernas de atletas" (acreditem, não é uma volta no parque) e porta consigo uma carteira nacional de habilitação, reforço a dica: Rent a car.
Isso posto, back to the road. Da rodovia D973 rumo a Gordes avista-se, nas encontas da colina, o vilarejo que parece pintado à mão: Bonnieux.
no alto da montanha: Bonnieux |
A cidade parece adormecida. Sem carros na rua, sem feira, sem locais voltando da feira com uma baguette na mão. A cidade segue vazia e calada.
O silêncio é interrompido pelas badaladas do sino da igreja no topo da colina. Meio dia em terras provençais.
que charmeee. clima europeu eh bem melhor que o americano. haha
ResponderExcluirsaudades irma! vou ler todos os post que estou atrasada!
bjos